O presidente Jair Bolsonaro e o ministro das Comunicações, Fábio Faria , realizaram nesta sexta-feira (9) a primeira chamada de vídeo usando a quinta geração de telefonia móvel , o 5G , feita no Brasil. Bolsonaro estava no Palácio do Planalto, em Brasília, enquanto Fábio Faria estava em São Paulo, em um prédio da empresa Nokia.

De acordo com o Ministério das Comunicações , foi a primeira vez que dois terminais do chamado 5G standalone (ou “5G puro”) foram conectados na América Latina. Segundo a pasta, o gabinete presidencial tem uma estrutura específica para a utilização dessa rede.

Quais segmentos serão mais impactados?
Veja, a seguir, quais são os segmentos mais impactados pela rede 5G!

INDÚSTRIA
O 5G vai melhorar muito a produtividade na produção de materiais mais complexos, com uma cooperação bem maior nas várias cadeias produtivas.

SAÚDE
A conexão dessa nova rede vai contribuir significativamente para ampliar o acesso à saúde de qualidade e uma visão integrada de todos os pacientes e da produtividade e eficiência das unidades.

CIDADES INTELIGENTES
O 5G vai aumentar a qualidade de vida nas cidades inteligentes a partir de algumas práticas e tecnologias que viabilizem as melhorias da segurança, dos serviços, do uso de recursos e da mobilidade.

AGRONEGÓCIO
Com a velocidade dessa rede 5G conectada à Internet das Coisas vai ser possível aumentar a produtividade do agronegócio e, claro, a importância do país em produtos agropecuários, com alta sustentabilidade e qualidade.

Quais seus benefícios?
Com essa grande inovação na Internet, torna-se possível facilitar as tarefas rotineiras das empresas, especialmente na velocidade das operações e no atendimento ao cliente. Veja, a seguir, algumas vantagens que as indústrias terão com o 5G!

MAIOR CAPACIDADE
É possível conectar mais celulares ou computadores ao mesmo tempo sem comprometer a velocidade da Internet ou gerar instabilidade. Além disso, os downloads de documentos vão poder ser feitos de forma mais rápida, uma vez que o 5G vai ter um tempo de resposta próximo de zero.

MAIOR VELOCIDADE
Com a alta velocidade dessa rede, os robôs não vão precisar armazenar os dados produzidos ou captados em um HD externo ou interno, podendo ser guardados na nuvem. Isso vai aumentar o compartilhamento de informações em tempo real e a eficiência das máquinas com Inteligência Artificial.

MAIOR SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES
Outro grande benefício da rede 5G é a segurança dos dados. Com todas as informações na nuvem, essa tecnologia tem um protocolo muito avançado de segurança que consegue dificultar a disseminação das informações e a invasão da rede pelos hackers.

CONECTIVIDADE COM MÁQUINAS INTELIGENTES
A Internet 5G faz a conexão de máquinas inteligentes, movidas pela IoT ou IA, assim é possível otimizar todo o tempo de resposta aos comandos. Tudo isso acaba permitindo a alteração de pedidos e a personalização das demandas, por exemplo, reduzindo perdas.

OTIMIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DOS CLIENTES
Por fim, a rede de quinta geração pode impactar a experiência dos clientes de forma positiva. A partir dela, consegue-se melhorar os canais de comunicação usados, garantindo um atendimento mais rápido e mais eficiente.

Além do mais, a empresa pode contar com análises de dados mais inteligentes e mais rápidas que vão poder disponibilizar insights relevantes sobre as vontades e necessidades dos clientes. Ou seja, as estratégias de vendas serão muito mais personalizadas.

Como o 5G e a IoT se relacionam?
A IoT é definida como qualquer objeto ou dispositivo que seja capaz de se comunicar com outros aparelhos ou sistemas a partir de uma conexão de rede de Internet. É nesse sentido que os objetos que têm conexão e se comunicam entre si, como celulares, bens consumo e câmeras de segurança, fazem parte das soluções de Internet das Coisas.

Como a tecnologia 5G é uma rede com um tempo de resposta dez vezes maior quando comparada com a 4G, ela pode viabilizar vários projetos de Internet das Coisas com muito mais economia, rapidez e eficiência. O 5G certamente vai deixar a IoT mais eficaz. Cada rede e aparelho criados com base na IoT vai usar somente o que for necessário e quando for, sempre na medida certa, em vez de consumidor tudo o que estiver disponível.

Como o 5G pode ser usado?
A rede 5G tem um grande potencial de transformar a indústria e levar à quarta revolução industrial. Mas, afinal como ela vai fazer isso? Veja, abaixo, como o 5G pode ser utilizado!

CONECTIVIDADE SOB MEDIDA
Como todos sabem, gerenciar a conectividade é um gasto e, de forma inevitável, aumenta a preocupação com a segurança. Porém, a capacidade, criptografia, cobertura e velocidade podem ser adaptadas às necessidades de diferentes operações e máquina. Isso melhora muito a segurança, sem aumentar custos agressivamente.

As redes 5G são muito mais adaptáveis ao famoso “slicing”, ou seja, à divisão em camadas da rede para aplicações diversas, ajudando no suporte às mudanças da quantidade de produção.

MANUTENÇÃO PREDITIVA EM TEMPO REAL
A famosa manutenção 4.0 vem acontecendo no mercado. As tecnologias resultantes da nova revolução industrial têm impactado e transformado vários processos de produção. Principalmente na manutenção e na gestão de ativos.

Infelizmente, como se sabe, as máquinas quebradas acabam parando toda a produção, levando a um prejuízo muito grande para as empresas. Pois bem, a boa notícia é que a manutenção preventiva com rede 5G pode auxiliar no impedimento de falhas antes que elas ocorram.

Fonte: Tecnologia – iG @ https://tecnologia.ig.com.br/2021-04-09/bolsonaro-e-ministro-fabio-faria-fazem-primeira-ligacao-via-5g-do-brasil.html

https://www.verzani.com.br/blog/5g/

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2025 ETPX Engenharia desenvolvido por ITweb Agência Digital

Em que podemos ajudar?

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?